domingo, setembro 05, 2004

Highway 1 - California Coast

Como eu havia comentado no fim do meu último post, no meu primeiro fim de semana aqui, peguei um feriado de 4 dias. Aproveitei esse feriado pra fazer uma viagem que muitas pessoas me disseram que seria loucura, mas eu fui mesmo assim. Como o João* tinha que trabalhar na sua tese e não queria viajar sozinho, fomos só o meu mapa e eu.

Saí do apartamento em Mountain View às 5:00 da manhã do dia 04/09/2004 com destino em Los Angeles. Porém, ao invés de ir pela Freeway 101 direto para Los Angeles, eu peguei a Highway 1 e fui até Los Angeles pela costa da Califórnia.

Eram quase 7:00 da manhã e eu cheguei em Carmel, fui até a praia e esperei o sol nascer. Foi ótimo! Fiquei lá sentado e quando o dia clareou eu parti.

Mas a próxima parada era há apenas 2 milhas dali, na missão San Carlos Borromeo de Carmelo.

Segundo a história, o Frei Junípero Serra começou sua missão em San Diego no dia 9 de janeiro de 1769 e percorreu 2/3 da Califórnia até San Francisco de Solano, totalizando 21 missões.

Em 1784, o padre Junípero morreu em Carmel, que era a missão que ele mais gostava. Nesta missão foi construída a primeira biblioteca da Califórnia.

Às 7:30 a missa estava começando na capela do Santíssimo e eu fiquei lá pra agradecer a Deus e pedir proteção. Depois da missa, segui minha viagem.

Dirigi por aproximadamente 200 Km por lindas paisagens e lugares realmente exuberantes.

A paisagem é completamente diferente do que estamos acostumados a ver no Brasil. As praias são muito bonitas, o clima é muito quente, porém, as praias são todas desertas. Existem duas razões pra isso, uma delas é que, nas maioria das vezes, as praias têm muitas pedras, como vocês podem ver nas fotos, a outra é que a água é extremamente fria... fria não... gelada!

Uma hora depois de sair de Carmel, passei por uma pedra enorme com um farol e umas casas construídas lá em cima.

A paisagem continuava deslumbrante e a temperatura começou a aumentar.

Começaram a aparecerer umas placas na estrada dizendo que dali a 30 Km havia um castelo, chamado Heasrt Casttle.

Meu estômago já estava roncando e as placas também indicavam que no castelo tinha comida e banheiros... muito bom! Meu plano era parar no castelo para tomar um café e dar uma esticada nos músculos, mas, 10 Km antes de chegar lá eu vi uma praia com cercas de madeira e umas placas estranhas... minha curiosidade falou mais alto que minhas necessidades fisiológicas e eu parei.

Tive uma surpresa muito boa, essa praia é protegida pelo governo americano e nela vivem vários elefantes-marinhos e outros animais que, até então, eu nunca tinha observado livres na natureza, como pingüins e pelicanos.

Essa ilha que aparece no plano de fundo da minha fotografia tinha uns pingüins e outros pássaros pequenos, na praia, uns pelicanos e corvos estavam tentando arrumar uma comida na sujeira dos elefantes-marinhos.

Ainda dando uma caminhada por essa praia, eu vi um bixinho se coçando em cima duma pedra, era um esquilo. Estiquei minha mão, fingindo que daria alguma coisa pra ele comer e ele ficou em pé pra ver o que era. Essa também foi a primeira vez que eu vi um esquilo de perto... uma semana depois eu percebi que eles são igual gato por aqui... se ve um a cada esquina.


Continuei em direção ao Hearst Casttle e a paisagem continuava sempre linda e recompensadora. Não me arrependi nem um pouco de NÃO ter escutado os conselhos de todos os que me aconselharam a pegar a 101.

Seguindo as placas, entrei numa pequena estrada que vai até a entrada do castelo, que, por sinal, fica a 5 Km da construção. A visita dura no mínimo 4 horas e custa US$ 24,00. Eu não estava a fim de ficar 4 horas ali, então, tomei meu café e fui embora. A foto que eu consegui do castelo (usando 3x zoom ótico + 6x zoom digital) foi essa. Ele fica bem no alto de um morro.

Um pouco depois disso a 1 se une à 101, segui nela direto até Los Angeles.


Logo na entrada da cidade já começam a aparecer as limosines e o tráfego começa a ficar bem intenso.

Cheguei em Los Angeles as 16:00, 11 horas depois de sair de Mountain View.

Um resumo de tudo o que eu fiz e visitei em LA você pode ver no post de amanhã!