domingo, março 27, 2005

Museu de Artes de Chicago

Domingão frio demais... foi a primeira vez que eu precisei mesmo da toca e das luvas.

Eu, Balieiro e Roberta convidamos nosso amigo José Roberto Goldschmidt... ou somente Gold... para dar um passeio no Museu do Instituto de Artes de Chicago.

Ainda bem que o Gold (grande professor!) foi com a gente. Ele nos ajudou a entender boa parte das obras do acervo desse museu.

Por falar nisso... que acervo! Obras de mestres como Pablo Picasso, Vincent van Gogh, Claude Monet, Edouard Manet, Camille Pissarro, el Greco e outros podem ser apreciadas nesse museu.

Como o acervo é enorme e eu tirei mais de 240 fotos (pra variar) vou colocar só umas fotos nas quais nós aparecemos e das principais obras de arte.

Pra começar, cinco quadros de Picasso. O de cima é o Homem do Violão, fase azul.


Esse museu tem o maior acervo de obras de Monet do mundo. Abaixo à esquerda, mais um Picasso e à direita, estou entre dois Monet impressionantes... e impressionistas... iihhh, acho que o trocadilho não foi muito bom... :)


Aqui embaixo, o Gold explica pro Edy e pra Roberta como os impressionistas, especialmente Monet, trabalhavam com a luz do sol e com sombras. Mais Monet...


Esses cinco quadros são um exemplo disso, são retratos da mesma paisagem em diferentes horas do dia.


Abaixo, dois quadros da época que o grande mestre van Gogh viveu na África.


Esse da direita é o famosíssimo Quarto de Vincent van Gogh, comprado por esse museu por aproximadamente US$ 52.000.000,00. Isso mesmo 52 milhões!

Não podia faltar uma foto no saguão.


Ao fundo, uma escultura de Sansão matando o Leão com as mãos.

Umas obras do período bizantino... todas de autor desconhecido.



Uma das obras mais importantes desse museu: esse quadro que o Gold está observando... do grande El Greco.



Eu gostei muito das esculturas também. Como tem muitas, eu selecionei minhas preferidas.


Escultura da Virgem Maria e duas pinturas do século XVII.


Essa é a escultura que mais me chamou a atenção, chamada "Fuga de Pompéia".


Até a próxima.

1 Comments:

At 1:04 AM, junho 22, 2009, Blogger Unknown said...

Não foi feito nenhum comentário até agora? então meu comentário será exclusivo kkk! Luciano vc é um ótimo guia turistico e deu um shwou analisando e informando a todos nós sobre essas obras criadas por esses gênios da pintura mesmo os anônimos.
Muito cultural sua viagem Obrigado!

 

Postar um comentário

<< Home